Perguntas Frequentes
O que é a MTPAR?
A MT PAR é uma sociedade de economia mista, que auxilia o Governo do Mato Grosso para promover a geração de investimentos no Estado. Desenvolve projetos estratégicos com parcerias público- privadas. A empresa foi criada em 2012, e hoje está à frente de grandes projetos como, por exemplo, o Parque Novo Mato Grosso, a concessão da BR 163 que é um case de sucesso no Brasil.
Como será o parque Novo Mato Grosso?
Será o maior parque de multieventos da América Latina, um parque voltado ao automobilismo, ao esporte, ao turismo, ao agronegócio, à família e diversas práticas esportivas.
O que é a Concessão da BR-163?
A MT PAR assumiu o controle acionário da Concessionária Rota do Oeste (CRO). A iniciativa foi uma solução inédita encontrada em conjunto entre Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério dos Transportes (MTrans), Governo do Mato Grosso e Tribunal de Contas da União (TCU), com o objetivo de resolver os entraves relacionados à concessão da BR-163/MT, provocados, sobretudo, pelo não cumprimento dos termos do contrato entre a CRO e a ANTT e das dificuldades enfrentadas no processo de relicitação. O Governo de Mato Grosso vai investir R$ 1,6 bilhão, nos próximos dois anos, para garantir obras de melhoria na BR-163.
Qual será o cronograma para acabar com os pontos críticos da BR-163?
A primeira medida a ser tomada pela MT PAR será a retomada imediata das obras. Um cronograma já foi estabelecido com base técnica, considerando os pontos com maior número de acidentes e pior fluidez no tráfego, definindo trechos prioritários.
São eles: o trecho entre Posto Gil e Nova Mutum (Km 507 ao Km 603); a travessia urbana de Sinop (Km 823 ao Km 834), e a Rodovia dos Imigrantes (KM 321,3 ao 353,5), que receberá obra de manutenção, neste primeiro momento. As obras devem iniciar ainda em 2023 e a projeção é de que ao menos 36 quilômetros de pistas duplicadas sejam entregues ainda no primeiro ano de concessão.