CURSO: REGULAÇÃO ECONÔMICA E PARCERIAS
PÚBLICO-PRIVADAS
O curso Regulação Econômica e Parcerias Público-Privadas é uma iniciativa que apresenta proposta customizada para o Governo do Mato Grosso, buscando apoiar no fortalecimento de capacidades institucionais e técnicas com a finalidade de desenvolver programas e projetos de PPP e concessões que tenham impacto socioeconômico e de forma sustentável.
As disciplinas deste curso serão disponibilizadas por importantes instituições de ensino: a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) no Brasil, a London School of Economics and Political Science (LSE) no Reino Unido, e da Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das PPPs (Rede PPP), que em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), elaboraram um programa customizado do MBA PPP e Concessões para atender à demanda do Estado.
Para os servidores e empregados públicos selecionados o curso será gratuito devido a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da MT PAR e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Adicionalmente, o MBA PPP Concessões disponibilizou um curso gratuito de Introdução às Parcerias Público-Privadas que pode ser acessado no site www.mbappp.com
OBJETIVO
Ampliar e melhorar a capacidade regulatória no ambiente de negócios do governo de Mato Grosso para que as PPPs e Concessões se desenvolvam de forma sustentável, trazendo benefícios aos cidadãos mato-grossenses.
PÚBLICO-ALVO
Servidores e empregados públicos de Mato Grosso, preferencialmente, que atuem no planejamento, estruturação, implementação, monitoramento, fiscalização e controle dos serviços públicos.
CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
MODALIDADE: EAD, COM AULA
INAUGURAL PRESENCIAL
CONTEÚDO
Regulação Econômica de Infraestruturas:
-
Quando regular preços
-
Regulação discricionária
-
Regulação por contrato
-
Como escolher o melhor modelo regulatório
Decisões Regulatórias na Estruturação de PPPs e Concessões:
-
Definição do projeto, escopo e alocação de risco
-
Regulação de investimento e da qualidade do serviço
-
Mecanismos de remuneração e regras do edital
-
Experiências de regulação em saneamento e aeroportos
CRONOGRAMA
Período de inscrição: 26/02/2018 à 12/03/2018
Resultado da seleção: 21/03/2018
Aula inaugural: 26/03/2018
Duração do curso: 8 semanas
-
Curso em Educação a Distância, permitindo que os participantes e parceiros possam fazer o curso no seu tempo, reduzindo também as despesas logísticas típicas de cursos presenciais;
-
Corpo docente qualificado: formado pelos maiores especialistas nacionais e internacionais do mercado de PPPs;
-
Maior networking do mercado: ao participar do curso, os participantes terão acesso à maior rede de networking do mercado brasileiro de infraestrutura, incluindo os alunos e docentes do MBA PPP e Concessões;
-
Créditos válidos para outros cursos: dependendo do curso realizado, os participantes poderão usar créditos para acessar outros cursos do MBA PPP.
VANTAGENS DO CURSO
RESULTADO DA SELEÇÃO DO CURSO
A relação dos servidores e empregados públicos selecionados será disponibilizada nesta página, no dia 21/03/2018.
Os candidatos selecionados receberão da MT PAR uma comunicação de aceite e o convite para aula inaugural, com o cronograma e a programação do curso.
RESULTADO DA SELEÇÃO DO CURSO
A certificação do curso será expedida pela FESPSP
CERTIFICAÇÃO
PROFESSORES
Fernando Tavares Camacho
PhD em Economia pela University of Queensland, Austrália, e Mestre em Economia pela FGV/EPGE e em Métodos Matemáticos em Finanças pelo IMPA. É assessor da Presidência do BNDES, tendo atuado também como analista de Project Finance e chefe de departamento na Área de Estruturação de Projetos do banco. Tem experiência internacional de assessoria em questões relativas à privatização, custo de capital, risco regulatório e poder de mercado.
Bruno da Costa Lucas Rodrigues
Mestre em Administração Pública pela FGV. É analista de Private Equity e Venture Capital do BNDES, com experiência também na Área de Estruturação de Projetos do BNDES desenvolvendo estudos relacionados a PPPs/Concessões em diversos setores de infraestrutura. Suas áreas de interesse incluem Regulação Econômica, PPPs, Educação, Private Equity e Venture Capital.
Carlos Alexandre Nascimento
Bacharel em Administração Pública pela FGV-EAESP e Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science (LSE), Reino Unido. É Coordenador Geral do MBA PPP e Concessões e Diretor de Programas da LSE Enterprise. Foi Secretário- Adjunto do Trabalho na Prefeitura de São Paulo, trabalhou também na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
1 - Servidores e empregados públicos de Mato Grosso, preferencialmente, que atuem no planejamento, estruturação, implementação, monitoramento, fiscalização e controle dos serviços públicos.
2 – Em caso de empate terá preferência os servidores/empregados públicos que atuem em atividades compatíveis com o curso dos órgãos/entidades: Ager, MT Par, Sinfra, Setas, Seges e órgãos de controle.