top of page

SER Família Habitação é apresentado a estudantes de arquitetura durante seminário 

O tema esteve na 9ª edição do Seminário Mato-grossense de Habitação de Interesse Social que acontece na Univag 

09/11/2023 | MTPAR  Fernanda Trindade
Imagem do WhatsApp de 2023-11-09 à(s) 17.24.44_27cd2722.jpg

Nesta quinta-feira (09.11), estudantes da graduação e mestrado de Arquitetura e Urbanismo conheceram o SER Família Habitação, um programa do Governo de Mato Grosso idealizado pela primeira-dama, Virginia Mendes. O tema foi discutido na 9ª edição do Seminário Mato-grossense de Habitação de Interesse Social (SHIS) que ocorre no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). 
Na ocasião, o presidente da MT Par, Wener Santos abordou sobre o futuro do maior programa habitacional do Brasil. “Serão 40 mil unidades habitacionais em todo estado. Agora, estamos em fase de credenciamento dos empreendimentos e logo iremos lançar o Sistema Habitacional de Mato Grosso (SiHabMT) para que as famílias possam escolher o empreendimento que mais lhe agrade”, disse Wener Santos. 
As unidades atenderão famílias com renda mensal bruta de até R$ 8 mil. E o Governo de Mato Grosso fornecerá subsídios de até R$ 20 mil para que as famílias complementem o valor de entrada da casa própria. Todos os municípios do estado poderão participar do programa. E ainda vale ainda que o programa é feito em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
A mesa redonda “Políticas Habitacionais” do seminário foi mediada pela doutora Jeane Godoy e contou também com a participação da Marcianne Quixabeira do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). 

Com isso, outra pauta discutida tratou sobre a importância da Regularização Fundiária Urbana para o setor de habitação do Estado. Atualmente, os cadastros e entregas de títulos das regiões do Vale do Juruena e Alto do Rio Paraguai são feitas pelo Governo de MT em parceria entre MT Par e Intermat. 
O SHIS é um evento técnico-científico do Estado de Mato Grosso que acontece a cada dois anos, e recebe participantes e palestrantes de outros estados brasileiros. Nesta edição o tema central foi sobre “Rumos possíveis da Habitação para o MT, frente às mudanças climáticas” e segue até sexta-feira (10.11).

bottom of page